Perguntas Frequentes

Qual é o horário de funcionamento?
Durante o período letivo e das férias é de: segunda a sexta-feira das 9h as 16h.

Como faço a inscrição na Biblioteca?
Não há necessidade de se inscrever. Todos os alunos devidamente matriculados em qualquer curso terão acesso à Biblioteca.

Qual o documento que devo apresentar na Biblioteca?
Enquanto a carteirinha não ficar pronta basta apresentar um documento oficial com foto, sendo obrigatória sua apresentação todas as vezes que emprestar.

Como faço a minha carteirinha de estudante?
As carteirinhas devem ser feitas pelo site carteirinhas UFSCar e seguir o passo-a-passo. Ao ficarem prontas, as Secretarias de cada curso entrarão em contato informando para retirá-las.

Quantos itens podem ser emprestados para o usuário e por quanto tempo?
Estudantes e servidores técnico-administrativos podem emprestar 5 itens por um prazo de 10 dias corridos.
Servidores docentes podem emprestar também 5 itens, porém por um prazo de 15 dias corridos.

Caso não tenha a obra que preciso como solicitar o Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)?
O usuário precisa solicitar através do catálogo on-line do Pergamum, fazer a consulta do livro e no ícone “Empréstimo entre Bibliotecas” digitar o login (o número que consta na carteirinha) e a senha cadastrada na Biblioteca. Ao clicar em confirmar, a sua solicitação será encaminhada para a Biblioteca de origem e no prazo de 15 dias o livro chegará na B-LS.

O usuário receberá um aviso por e-mail de que, o livro ficará disponível no prazo de 72h. Se, por qualquer motivo não retirar a obra será automaticamente devolvido para a Biblioteca de origem.

Outra pessoa pode fazer a devolução da obra mesmo que esteja em atraso?
Sim, pode. Ao efetuar a devolução e se a obra estiver em atraso, o sistema automaticamente bloqueará o usuário até o dia do término do afastamento

Qual é a penalidade nos casos de devolução da obra em atraso?
A penalidade é o afastamento do usuário computado pela quantidade de livros multiplicada pela quantidade de dias em atraso.

Como são feitas as renovações das obras emprestadas?
A cada usuário é permito renovar por 2 (duas) vezes, sendo 1 (uma) renovação online e 1 (uma) renovação presencial. As renovações somente ocorrerão se o prazo de devolução deve estar em dia.

E como solicitar a reserva de alguma obra e como saber da sua disponibilidade?
A reserva será permitida quando todos os exemplares do livro estiverem emprestados. Quando o livro estiver liberado, o usuário receberá um e-mail, ficando disponível no prazo de 48 horas após sua liberação. Ao término deste prazo, o sistema cancela automaticamente a reserva, passando para o próximo da lista de espera.

Em caso de perda/extravio/dano do material emprestado como proceder?
O usuário deverá comunicar imediatamente a Biblioteca, para ter conhecimento da situação e orientar o usuário quanto, a substituição por outro exemplar novo de edição igual ao superior. Enquanto a obra não for reposta, o usuário não é permitido em efetuar novos empréstimos.

Como é realizado o processo de aquisição dos materiais bibliográficos da Biblioteca?
O processo de aquisição é composto por compra ou doação. No processo de compra é realizada com os recursos internos e externos à UFSCar. A solicitação é efetuada a partir da emenda de cada eixo oferecido (bibliografia básica e complementar), visando atender as demandas de cada curso de graduação oferecido na UFSCar do Campus de Buri Lagoa do Sino.
No que, se refere ao processo de doação, o doador precisa encaminhar por e-mail (bls@ufscar.br) a relação dos títulos e a data de publicação de cada um deles. A partir desta relação, é feito uma avaliação de acordo com os critérios: pertinência do acervo, estado de conservação, data de publicação e disponibilidade do acervo.

Como posso utilizar o guarda-volume da Biblioteca?
O guarda-volume somente é utilizado durante o período que o usuário estiver no campus. A rotina de empréstimo da chave é igual a de livros. O prazo de empréstimo da chave do guarda-volume tem a duração do expediente da Biblioteca. A não devolução da chave implicará no afastamento do usuário do Serviço de Circulação, por um prazo de 15 (quinze) dias.

Como faço para solicitar o Atestado Negativo de Débito (Nada Consta) da Biblioteca?
O documento é o comprovante de que, o usuário não possui pendências junto a B-LS, podendo ser solicitado e retirado pessoalmente. Sua solicitação é feita nos casos de desligamento, desistência, transferência, trancamento de matrículas, requisição de diploma, exoneração ou aposentadoria.

Como solicito a ficha catalográfica para o meu trabalho acadêmico?
Através do Gerador de Ficha Catalográfica, preencherá um formulário, o qual gerará a ficha catalográfica automaticamente.

Quais são os canais de mídia da B-LS?
Telefone/WhatSapp: 15-3256-9015
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