Acervos
Acervo geral
O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) é composto pelas Bibliotecas da Universidade:
- Biblioteca Comunitária de São Carlos (BCo)
- Biblioteca Campus Sorocaba (B-So)
- Biblioteca Campus Araras (B-Ar)
- Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS)
O acervo da B-LS é de livre acesso para toda a comunidade interna, sendo a comunidade externa somente consulta local e, é organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD), a qual agrupa as obras segundo a abrangência do assunto, partindo das classes principais para outras classes específicas. Cada classe representa uma área do conhecimento, como a seguir:
- 000 Computação, Informação e referência em geral
- 100 Filosofia e Psicologia
- 200 Religiões
- 300 Ciências sociais
- 400 Filologia e Linguística
- 500 Ciências Exatas
- 600 Ciências aplicadas
- 700 Artes e Lazer
- 800 Literatura
- 900 Biografia, História, Geografia
As consultas ao acervo estão disponíveis no catálogo Pergamum, gerenciando de forma integrada todos os acervos das Bibliotecas. Ao fazer uma pesquisa poderá ser feita pelo título, nome do autor, assunto entre outras opções. Após digitar o termo de sua preferência, nos resultados localizar no canto esquerdo da sua tela selecione Unidade de Informação Biblioteca Campus Lagoa do Sino e o tipo de obra "livro". Ao localizar o livro do seu interesse precisa verificar a disponibilidade dos exemplares no acervo e depois, anotar o número de chamada para encontrar na estante.


Mas, o que é o número de chamada?
Cada livro na Biblioteca tem um único número de chamada que é colocado na lombada e, refere-se onde está localizado no acervo. Cada um tem o seu número de identificação e não há dois livros com a mesma localização. Não há necessidade de decorar o significado, apenas anotar para encontrá-lo na prateleira.
Os livros estão ordenados pelo número de classificação e dentro do assunto, por sobrenome do autor e por título.
Como saber a ordem dos livros nas prateleiras?
A posição dos livros nas prateleiras segue uma numeração por ordem crescente da esquerda para a direita

Memória institucional: a chegada do Acervo Raduan Nassar à B-LS
Em 2021, a Biblioteca do Campus Lagoa do Sino (B-LS) vivenciou um marco histórico ao receber sua primeira coleção especial que é uma parte do acervo pessoal do escritor Raduan Nassar.
As obras ficavam em sua antiga residência, na fazenda que atualmente pertence ao seu sobrinho. Durante as tratativas de doação, o próprio autor manifestou o desejo de que o acervo fosse destinado ao campus Lagoa do Sino.
Planejamento e composição
No dia 16/11/2021, uma comitiva realizou a visita técnica para planejar o complexo processo de transferência. Na ocasião, o grupo responsável pela avaliação foi composto por:
- Camila Cassiavilani – Diretora do SIBi;
- Lourdes de Sousa Moraes – Chefe de Gabinete da Reitoria;
- Diana Junkes Bueno Martha – Pró-Reitora de Pesquisa Adjunta;
- Alberto Luciano Carmassi – Diretor do Campus Lagoa do Sino;
- Lissandra Pinhatelli de Britto – Diretora da B-LS.
Processo de transferência (dezembro de 2021)
A operação logística de mudança e salvaguarda ocorreu entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2021. A transferência mobilizou uma equipe multidisciplinar composta pelas bibliotecárias Lissandra Pinhatelli de Britto e Isadora Victorino Evangelista Geroto (B-LS), Claudia de Moraes Barros Ramalho (UMMA) e Camila Cassiavilani (SIBi), com o apoio fundamental da Diana Junkes.
A ação contou ainda com o suporte logístico coordenado por Alberto Luciano Carmassi e Ernesto Abel Pallarollas (Prefeitura Universitária), além das equipes de limpeza e da FAI UFSCar.
Preservação e curadoria
Para garantir a integridade histórica e a fidedignidade da coleção, foi adotado o seguinte método de transferência:
- Organização original: cada um dos 1.566 livros recebeu "filipetas" de localização, mapeando exatamente as estantes e as prateleiras de origem, com o objetivo de replicar a mesma ordem exata deixada por Raduan Nassar em sua Biblioteca pessoal.
- Mobiliário e objetos: além dos livros, foram incorporadas ao acervo as estantes originais de madeira e peças de artesanato que compunham o ambiente do acervo.
- Documentos: itens de valor histórico encontrados entre as obras estão sob os cuidados da B-LS para avaliação técnica e posterior indexação no sistema da Biblioteca.
Localização e preservação
Atualmente, a Coleção Especial Acervo Raduan Nassar está em uma sala dedicada no Casarão (Bloco 4). As obras estão em processamento técnico, visando preservar este importante patrimônio literário e disponibilizá-lo para consulta da comunidade acadêmica.