TCC traduz para Libras cartilha sobre assédio sexual no serviço público
A partir de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP) da UFSCar, foi realizada uma tradução comentada da cartilha "Programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual no âmbito das autarquias e fundações públicas federais". O material foi desenvolvido pela Procuradoria Geral Federal (PGF) e divulga, para gestores de instituições e locais públicos federais e empresas que tenham contrato com o serviço público, ações diante de casos como violência e assédio sexual e crimes que discriminam a dignidade sexual.
O TCC, que adapta essa cartilha para Libras, foi elaborado pela estudante Liandra Kamila Fonseca, no período de um ano (de setembro de 2023 a setembro de 2024), com orientação do professor Marcus Vinicius Batista Nascimento, e coorientado pela docente Raissa Siqueira Tostes, que é surda; ambos são do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e atuam no curso TILSP. A adaptação teve a autorização da PGF.
O resultado é um vídeo que apresenta, em Libras, o conteúdo escrito da cartilha da PGF, que pode ser acessado no canal Audiovisual TILSP, no YouTube. O TCC, que detalha teórica e metodologicamente o produto final, está disponível no Repositório Institucional da UFSCar. Leia a reportagem completa no Portal da UFSCar.