Notícias

A Exposição sobre a Memória da UFSCar

"Campus Lagoa do Sino apresentou a exposição sobre a memória da UFSCar  que foi até sexta-feira, 31 de maio" "A exposição "Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagens e afeto", que foi montada para as  omemorações dos 45 anos da Universidade em 2015,  esteve aberta para visitação até o dia 31 de maio, das 10h30 às 13 horas, no Restaurante Universitário (RU) do Campus Lagoa do Sino. A mostra é resultado de um projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e coordenado pela professora Rejane Cristina Rocha, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, que reuniu fotografias do acervo  da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) as quais recordam os  primeiros anos de existência da UFSCar, na década de 1970. As imagens  revelam situações cotidianas, como aulas, pesquisas, eventos acadêmicos e rotinas de trabalho registradas por um fotógrafo profissional. A exposição em Lagoa do Sino é organizada pela Biblioteca do Campus com apoio da UEIM.

I Semana Indígena

I Semana Indígena foi realizada no Campus Lagoa do Sino da UFSCar” A partir do dia 17 de abril, aconteceu a I Semana Indígena do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, que trouxe como tema a “Diversidade Cultural e  Conhecimentos Tradicionais”. O evento busca promover a identidade e a cultura indígenas no Campus, por meio de atividades realizadas pelos estudantes integrantes do Centro de Culturas Indígenas da Lagoa do Sino (CCI-LS).

A maioria das atividades foram realizadas no dia 17 de abril, com apresentação das etnias presentes no Campus, feirinha cultural, roda de conversa, exposição de artesanato e de fotos, grafismo corporal, jornada universitária em defesa da reforma agrária e um encerramento com dança cultural. A exposição de artesanato será realizada entre os dias 17 e 22 de abril, das 8h30 às 16h30. O evento acontece no Anexo da Biblioteca do Campus Lagoa do Sino e as atividades são gratuitas e abertas ao público. A Semana foi organizada pela  Biblioteca do Campus Lagoa do Sino (BL-S) e pelo CCI-LS, com o apoio da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar, do Departamento de Ensino e Graduação (DeEG-LS), e da Seção de Assuntos Comunitários e Estudantis (SeACE-LS), ambos do Campus Lagoa do Sino.

Palestra Motivacional

No dia 12 de março em comemoração ao Dia do Bibliotecário, aconteceu na B-So uma palestra motivacional com a profª e Dra. Érica Belon. O evento foi direcionado para Bibliotecários, TA’s e Estagiários do SIBi.

A Dra. Érica Belon abordou questões desde profissionais de alta e baixa performance, a neurociência e suas contribuições com ambiente organizacional, conhecendo e entendo (emoções) o ser humano sob a ótica da ciência, a teoria do cérebro triuno, a função dos hormônios nos processos da emoção e tomadas de decisão, Inteligências Múltiplas e suas aplicabilidades no meio organizacional até motivação e automotivação, feedback, engajamento, comprometimento e o comportamento profissional.

 

palestra motivacional.png

Roda De Conversa Com Os Novos Alunos Indígenas

A diretora da Biblioteca da Lagoa do Sino (B-LS), Lissandra Pinhatelli de Britto, esteve presente na roda de conversa com os novos alunos indígenas no dia 11 de março no campus Lagoa do Sino (LS). Na ocasião, estiveram presentes os servidores André Pereira (SAADE), Simone Conejo (SeACE/SAADE), Márcia Floriano (DeEG), Sônia Faria (SeACE/SAADE) bem como os veteranos indígenas.

A roda de conversa proporcionou conhecer a etnia dos novos alunos, a troca das experiências vivenciadas entre os veteranos, calouros e servidores e, questões relacionadas a assistência social e programa de permanência estudantil.

 Roda De Conversa Com Os Novos Alunos Indígenas.png

Diversidade Cultural e Conhecimentos Tradicionais

  • Quando 17/04/2019 08h30 até 22/04/2019 15h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Biblioteca do Campus Lagoa do Sino (BL-S)
  • Nome do contato
  • Adicionar evento ao calendário iCal

No dia 17 de abril, aconteceu a I Semana Indígena do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, que trouxe como tema a "Diversidade Cultural e
Conhecimentos Tradicionais". O evento buscou promover a identidade e a cultura indígenas no Campus, por meio de atividades  realizadas pelos estudantes integrantes do Centro de Culturas Indígenas da Lagoa do Sino (CCI-LS). A Semana foi organizada pela Biblioteca do Campus Lagoa do Sino (BL-S) e pelo CCI-LS, com o apoio da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar, do Departamento de Ensino e Graduação (DeEG-LS), e da Seção de Assuntos Comunitários e Estudantis (SeACE-LS), ambos do Campus Lagoa do Sino.

II Semana Indígena Lagoa do Sino UFSCar 2021 acontece em formato on-line

A partir do dia 18/10 acontecerá a II Semana Indígena Lagoa do Sino UFSCar 2021 com o tema "A diversidade das etnias presentes no campus".

Para a realização da 2ª edição do evento multicampi, preparamos uma série de vídeos das etnias dos nossos estudantes integrantes do Centro de Culturas Indígenas da Lagoa do Sino (CCI-LS).
Assista o vídeo de divulgação!

A partir da segunda quinzena de outubro, as séries serão lançadas e acompanhadas através das redes sociais da B-LS:
Instagram, Facebook e no canal do Youtube

O evento também conta com a parceria da UMMA (Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo), apresentando a "Exposição virtual do acervo das peças indígenas da etnia Xicrim”.

Os vídeos serão postados pela UMMA em suas redes sociais: Instagram, Facebook e no canal do Youtube.

A realização do evento, mesmo de forma virtual, busca difundir a diversidade cultural dos povos indígenas, possibilitar a conscientização e o fortalecimento da identidade e da cultura existentes no campus.

A Semana é organizada pela Biblioteca do Campus Lagoa do Sino (BL-S), pelo CCI-LS e pela UMMA.

Câmara Técnica do RI UFSCar atualiza documento de boas práticas para o depósito de TCCs

A Câmara técnica do Repositório Institucional (CT-RI) do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar e, o Departamento de Produção Científica (DePC), apresenta o documento atualizado sobre as boas práticas para o depósito de trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) no Repositório Institucional (RI) da Universidade. 
 
As informações disponibilizadas visam à manutenção da qualidade do RI, uma vez que a atenção aos procedimentos e padrões garantirão a uniformidade na apresentação dos registros da produção científica da UFSCar. 
 
Dúvidas sobre algum procedimento do depósito entrar em contato pelo e-mail: ri.bls@ufscar.br

SIBi UFSCar promove a live Plágio acadêmico: identificação, prevenção e consequências dia 25/11/2021

No próximo dia 25 de novembro (5ª. Feira) dando continuidade à série de lives que abordam as necessidades atuais das bibliotecas universitárias e da comunidade acadêmica, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e as Pró-Reitorias de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSCar, promovem a palestra virtual, intitulada Plágio acadêmico: identificação, prevenção e consequências. 

No cenário atual, esse tema interessa especialmente aos estudantes e professores envolvidos com a escrita científica de TCC, dissertação, tese e artigo científico. Uma compreensão simplista sobre o plágio o reduz à prática de copiar e colar. Entretanto, este é o tipo mais elementar de plágio, entre sete variações. Devido a isto, muitas pessoas acabam envolvidas na prática do plágio sem saber.

Nesta palestra, serão apresentados estes tipos de plágio e as técnicas disponíveis para evitar que eles ocorram. O palestrante convidado é o professor Marcelo Krokoscz, pós-doutor em Ciência da Informação (USP), professor da Escola de Comunicação e Artes da USP (Programa de Atração e Retenção de Talentos 2020/2021) e do Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) desde 2008. Especialista na temática do plágio, é autor dos livros “Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores” e “Outras palavras sobre autoria e plágio”.

É o criador e editor do website www.plagio.net.br e do canal no YouTube que divulga vídeos instrutivos sobre o plágio acadêmico.

A mediação será feita pela bibliotecária da UFSCar Isadora Victorino Evangelista, que atua no Campus Lagoa do Sino. É Bibliotecária e Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marilia.

As inscrições gratuitas devem ser feitas com o preenchimento deste formulário online e haverá emissão de certificado no dia do evento.

A palestra acontece a partir das 14:30h, pelo canal do SIBi no YouTube .

Novos horários de Empréstimo de livros da B-LS [COM AGENDAMENTO]

A Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) desde o dia 22/03 (terça-feira) está com novos dias e horários para  agendamento de empréstimos e devoluções de livros de:

  • Terça-feira das 13h às 16h;
  • Quarta-feira das 8h30 às 11h30.

Serão atendidas somente solicitações previamente agendadas através do formulário eletrônico.

Neste momento vocês não tem acesso aos espaços físicos da Biblioteca e, não estará aberta para empréstimo presencial, somente por agendamento.

O serviço se limitará ao empréstimo e devolução de materiais, priorizando o atendimento não presencial com a oferta de serviços virtuais.

Você pode emprestar até 05 (cinco) livro(s). O não comparecimento à B-LS no dia e horário agendado resultará no cancelamento e exclusão da solicitação de empréstimo, sendo necessário fazer uma nova solicitação.

Para devolver os livros não precisa fazer o agendamento. As devoluções do(s) livro(s) poderão ser feitas: 

  • De terças ou quartas quando a janela basculante da Biblioteca estiver aberta ou
  • Na Zeladoria localizada no Ciclo Básico I de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Normas da ABNT disponíveis no Pergamum ou pelo app Target GEDWeb

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar informa que as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltaram a estar disponíveis para a comunidade da UFSCar.

A Câmara Técnica - Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE) - elaborou um tutorial sobre como saber se a norma procurada está disponível e de como instalar o aplicativo Target GEDWeb para celular. Veja também o vídeo explicativo. A busca deve ser realizada pelo número ou nome da norma.

Se a norma que você desejar não estiver disponível no catálogo, entre em contato com a Biblioteca pelo e-mail bls@ufscar.br ou pelo whats 15-3256-9015 e solicite a liberação da referida norma.

B-LS apresenta: Exposição fotográfica “Retratos do Confinamento: uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena”

A Biblioteca Campus Lagoa do Sino recebe, a partir desta segunda-feira (05/09), a Exposição fotográfica "Retratos do Confinamento: uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena". A mostra pode ser conferida na própria Biblioteca de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, até o dia 23 de setembro.

Como fruto de uma construção coletiva entre membros da comunidade UFSCar e colaboradores externos, brasileiros e internacionais, o projeto recebeu ao longo de 2020 e 2021 contribuições em sua conta do Instagram - @photosofconfinement. A exposição possui enfoque nos quotidianos da quarentena iniciada em 2020, devido à pandemia do COVID-19, com imagens que discutem uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes no quotidiano do período de quarentena.

A Exposição fotográfica conta com 10 imagens selecionadas de autores de diversas regiões do Brasil, incluindo imagens de fotógrafos internacionais, com destaque para a fotógrafa israelense Anat Parnass, radicada no Japão, e o fotógrafo israelense Eyal Warshavsky, radicado em Israel.

As imagens, portanto de múltiplos autores, contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem, tanto em zonas urbanas e rurais, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo confinamento. 

A exposição teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e da Biblioteca do Campus de Sorocaba (B-So). A realização é de responsabilidade do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), a partir de uma iniciativa de alunos do Master in Bussiness Innovation (MBI) UFSCar, e inspirada nos estudos do espaço biográfico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN).

Segundo Zare Ferragi:

"A presente exposição fotográfica parte de um contemporâneo e recente trampolim histórico - os iniciais meses da pandemia de 2020, a pouco mais de 2 anos da presente data. Como qualquer prancha comprida que se projeta sobre a margem das piscinas da vida, este trampolim é carregado de simbologia. Nosso desejo é de projetarmos os corpos, poemas e imagens para o alto, nos distanciarmos um pouco deste ponto de partida e, por fim, mergulharmos na profundidade de uma piscina de inúmeros olhares fotográficos.

As imagens e textos aqui apresentados contam suas próprias histórias. E assim compõem possibilidades discursivas, uma realidade que aqui torna-se ao mesmo tempo coletiva e recortada, atravessada por múltiplas perspectivas a respeito do confinamento.

Infinitas seriam as maneiras de sugerir narrativas para uma exposição sobre os pensamentos, emoções e desejos de uma quarentena provocada pelo vírus. Invisível aos olhos, seus efeitos tornam-se perceptíveis pelos retalhos e fragmentos, numa tentativa de falar desses traços que não se deixam decifrar. Inicialmente o resultado da mobilização de alunos e professores de uma universidade pública, o projeto expandiu-se organicamente para fora, atingindo e chamando pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. São imagens rurais e urbanas, do interior de São Paulo a terras indígenas do norte do Brasil, passando por lugares longínquos como Índia, Trinidad e Tobago, Israel, Peru, Espanha, Nova Zelândia e Japão, para citar alguns países.

Como uma carta aberta, os artistas-testemunhas aqui reunidos convidam o público a se conectar com as pulsões de vida e de morte dessa quarentena. Um convite expresso por suas imagens e textos não institucionais, como expressão de pensamentos e desejos existenciais. Emoções que guardam uma memória a respeito da finitude - e da continuidade - do viver, passando por temas como arte, saúde mental, resiliência e solidariedade, com licença poética.

Esperamos que o público - assim como a equipe curatorial e de pesquisa - reflita e aprenda especialmente sobre si próprio. Em seu conjunto, cada um de nós representa uma obra de arte. Somos uma pluralidade de vozes,  contraditórias, muitas vezes incongruentes, porém elásticas".

São Paulo, junho de 2022. 

Horário de funcionamento da B-LS nos jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol

A B-LS informa que, nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 funcionará:

24/07/2023 (segunda-feira): das 12h30 às 17h;

02/08/2023 (quarta-feira): das 12h30 às 17h.

Anote o whats da B-LS caso precise contactar: (15) 3256-9015

Acompanhe a BLS também pelas redes sociais oficiais